
Individual
Diego Furtado
Dados Pessoais
E-mail Público: diego2049@gmail.com
Telefone Público: (85) 98830-5632
Endereço: Rua Londrina 1935, Granja Lisboa, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60540-485
Logradouro: Rua Londrina
Número: 1935
Complemento:
Bairro: Granja Lisboa
Descrição
Sou historiador, educador e produtor cultural, com atuação desde 2018 em projetos voltados à educação, memória social, patrimônio cultural e linguagens artísticas, especialmente a música. Minha trajetória começou na comunidade da Serrinha, em Fortaleza, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na EMEIF Waldemar Barroso. Nesse contexto, desenvolvi ações junto à Associação de Moradores da Serrinha (AMORBASE), como a “Semana de Africanidades” e o projeto “A Serrinha tem Memória”, voltado à valorização da história local e da memória comunitária.Atuei também como voluntário no Grupo de Trabalho sobre Ensino de História da ANPUH-CE (2018–2020) e participei do projeto de extensão “O Professor de História e o Patrimônio Cultural” da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com foco em territórios periféricos. Além disso, fui bolsista de Iniciação Científica, pesquisando sobre identidades e patrimônio cultural no Grande Bom Jardim, onde também colaborei nas ações do Ponto de Memória entre 2020 e 2023.
Minha relação com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) começou em 2019, nos ateliês de Comunicação e Audiovisual. Atuei como bolsista da 3ª Mostra das Artes, contribuindo na realização do evento como monitor de comunicação. Em 2020, passei a integrar a equipe da Escola de Cultura e Artes do CCBJ como assistente pedagógico, acompanhando cursos ligados ao Programa de Música. A partir de julho de 2024, assumi a supervisão dos eixos de Laboratório de Pesquisa e de Ateliê de Produção da escola.
Na linguagem musical, sou instrumentista com foco na percussão do samba. Iniciei meus estudos de forma autodidata em 2020, e em 2022 participei do curso de Percussão Afro-brasileira do CCBJ. Desde então, venho atuando em rodas de samba e blocos, integrando grupos como SamBomja e SambaKanjerê. Fiz parte das alas de cuíca dos blocos Dragões do Ritmo e Camaleões do Vila, e nos anos de 2024 e 2025 integrei também a ala de cuícas da Escola de Samba Acadêmicos do Vigário Geral (RJ), com desfiles realizados na Marquês de Sapucaí nos respectivos anos.
Participei da produção do documentário “Ceará Marginal” (2021), atuando na trilha sonora e na produção. Também fiz parte da equipe de produção do espetáculo musical “Cara Travessia” (2022), resultado final da segunda turma do curso extensivo em música do CCBJ.
Minha atuação se consolida na intersecção entre arte, educação e território, com foco na valorização das expressões culturais periféricas e na construção de redes colaborativas no campo da cultura.
Vídeos
-
Bloco Dragões do Ritmo no Pré Carnaval de Fortaleza-CE (05/02/2023)
-
SamBomja - Alguém me avisou
-
SamBomja - Tristeza e Pé no chão
-
SamBomja - Tendência
-
SamBomja na EEFM São Francisco de Assis Canindezinho
-
SamBomja na 6º Semana do Cada Vida Importa na EEM Dona Júlia Alves Pessoa
-
Vigário Geral 2024 - Bateria Setor 3
-
SamBomja em Iparana
-
SamBomja - Flor de Lis
Galeria
