Coletivo

Junina Riachão

Área de Atuação

Cultura Popular

Funções

Descrição curta

Grupo junino da cidade de Capistrano-CE, fundado aos 02 de janeiro de 2019, Atuamos numa metodologia de respeito e desenvolvimento sócio cultural, unindo jovens e adolescentes para o estudo, pesquisa, formação e difusão da cultura popular cearense atraves do ciclo junino.

Descrição

o Grupo Riachão é composto por 70 integrantes, jovens e adultos que se integram no dia-a-dia, dedicando seus esforços individual e grupal para o bom êxito das ações culturais do grupo e para nossa sociedade. Sujeitos ativos de um processo que visa resgatar e vivenciar a cultura e as tradições juninas, mantendo viva a chama dos festejos juninos em nossa região. Por meio da veia artística-cultural de nossos componentes, o Grupo Riachão promove exercício de inclusão, inserindo os jovens na participação dos movimentos culturais do município fazendo com que os mesmos percebam o seu próprio potencial cultural e consequentemente de nosso município e da região.

A Quadrilha Junina Riachão é da cidade de Capistrano, nasceu no ano de 2019, aos dia 02 de janeiro especificamente, Oriunda de uma ideia articulada por jovens que participavam de quadrilhas juninas nas cidades de Baturité, Itapiuna e Redenção, a ideia surgiu, com a pretensão de criar uma quadrilha para apresentações no estado do Ceará, esta ideia teve excelente aceitação por parte da comunidade e da gestão da secretaria de cultura de Capistrano, devido à falta do movimento junino na cidade. Com o amadurecimento da ideia, vários outros jovens de cidades vizinhas foram convidados, como exemplo a cidade de Aratuba, Itapiuna, Aracoiaba e Quixadá.

Depois da aceitação geral dos jovens, fizemos uma reunião, marcamos nosso primeiro ensaio e nosso primeiro evento. Começaram a chegar os novos participantes de outras cidades e com isso fomos com toda a coragem e força de vontade, assim demos continuidade: fizemos bingos, rifas, livro de ouro. Infelizmente por motivos da pandemia do COVID-19 a quadrilha não pode se apresentar no ano de 2020, a mesma teria o tema: Círio do Ceará, onde seria trabalhado a temática do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade de Capistrano, onde tem o maior círio do Ceará.

Todo esse trabalho só aconteceu porque a união sempre foi o nosso ponto forte, a vontade de chegar ao objetivo sempre esteve à frente. Depois do trabalho feito, figurino comprado e cenário montado, vieram as apresentações. No ano de 2020 foi realizado uma live junina em comemoração ao mês junino e em dezembro a apresentação para a executar o projeto apoiado pela Lei Aldir Blanc de Capistrano.

Reuniões, encontros e conversas foram feitas, comissão organizadora e muitas ideias, daí surgia a grande ideia de montar uma quadrilha maior que a se foi imaginado para o ano de 2021 , estilizada, com um figurino no mesmo nível Porém, novamente por motivos da COVID-19 nosso projeto precisou de uma pausa novamente, más não deixamos que a paixão pelo o São João fosse apagado em nossos corações, para o ano de 2021 mesmo em temos de isolamento social temos várias ideias, metas, objetivos para não deixar o movimento junino de Capistrano acabar.

No ano de 2022, no são João presencial com tema SERTÃO SANGRENTO, O MASSACRE QUE O BRASIL NÃO VIU, abordamos o massacre acontecido na cidade do Crato, mas precisamente no sitio Baixa Dantas. em 1937, sem a proteção de Padre Cícero, que falecera em 1934, a fazenda foi invadida e destruída pelas forças do governo de Getúlio Vargas. Com este trabalho conseguimos o vice campeonato no festejo Ceara junino do Maciço, ganhando ainda melhor marcador e melhor casamento matuto, além de muitos outros títulos ainda neste ano.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Leo Ferreira

Instrutor de dança, coreografo, ator e bailarino. melhor marcador da etapa Ceara junino do Maciço de Baturité.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem