Individual
Zulmira Correia
Dados Pessoais
E-mail Público: zulmiracorreia05@gmail.com
Endereço: Sítio Barreiras Areias 11, Urucum, Santa Fé, Crato, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 63105-000
Logradouro: Sítio Barreiras Areias
Número: 11
Complemento: Casa
Bairro: Urucum, Santa Fé
Descrição
Zulmira Correia (1997) é artista interdisciplinar, designer, pesquisadora e escritora. Graduou-se em Design Gráfico pela Escola de Belas Artes, UFBA (Universidade Federal da Bahia), e hoje é mestranda na linha de Design e Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da UFBA/EBA, com direcionamento para livro de artista, publicações independentes e escrita expandida. Em paralelo, pesquisa os saberes, práticas e ofícios gráficos do Nordeste, em especial, do Cariri cearense, com foco em xilogravura e cordel, das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Por isso, atua, principalmente, nas áreas do design editorial, livro de artista, literatura e artes visuais, com ampla experiência em editoras e coletivos que trabalham a forma do livro. Zulmira também foi vencedora do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, da Companhia Editora de Pernambuco, na categoria poesia, com o livro de estreia “As cartas de Maria”, sendo a autora mais jovem e única nordestina a levar o prêmio na edição, em 2020.Nesse percurso, já foi publicada em mais de vinte antologias de contos e poesias, que incluíram o Prêmio Poesia Agora 2020 e o Prêmio Internacional Mulheres das Letras. Contemplada ainda com o Prêmio das Artes Jorge Portugal, Premiação Aldir Blanc Bahia, resultando na publicação da “Antologia Respiros Poéticos”, em 2021. Apoiada também pela Secretaria de Cultura do Crato, por meio da Seleção Pública de Patrocínio de Projetos Culturais, com o projeto “Inventário poético multilinguagens”; e pelo PIBExA Tessituras 2020, da UFBA, com o projeto “Ponto de encontro: edições compartilhadas”, de poéticas e narrativas indígenas, em parceria com Ezequiel Vitor Tuxá. Essa iniciativa nasceu dentro do projeto “Livro-lugar”, de edições e saberes indígenas da Bahia, Brasil, da Prof.ª Dra. Laura Castro, a qual Zulmira colabora desde 2019. O Livro-lugar tem o objetivo de criar e difundir livros de estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir do território estético e poético de suas comunidades.
Vivências e experimentações em percursos formativos levaram a artista a investigar o objeto livro em outros desdobramentos, propondo reverberações sensorial-poético-textuais. Por isso criou, em 2019, o projeto autoral Respiros Poéticos, que expande os campos da arte visual para a literatura, design, poesia sonora e fotoperformance. Hoje, o projeto é uma plataforma/laboratório livre de criação multidisciplinar, editora independente e podcast. O espaço permite a edição, curadoria e publicação de escritores brasileiros, bem como seus livros autorais, dinâmica que incentiva a criação de atividades para construção de novos acervos na área de literatura, pensando a mesma como ferramenta para expandir diálogos contemporâneos. Nos anos de 2020 e 2021, colaborou com o Flotar Programa (MX/BR) e Harmonipan Studio (EUA) para difusão de projetos editoriais, período em que publicou a Antologia Respiros Poéticos (Brasil), e Inventário poético multilinguagens (Brasil). Já em 2023, iniciou suas atividades individuais de publicação e autopublicação a partir do seu livro autoral “Jardim, portas e labirinto”, em sua editora, sob o selo Respiros Poéticos.
Enquanto artista visual, que se utiliza das linguagens do corpo e da performance, já expôs no âmbito nacional e internacional, em espaços como Casulo/Capullo.Coccon (Argentina, 2020); livro multiformato Meio Cura, do Programa Flotar, apoiado pelo PAC/Patronato de Arte Contemporáneo México (México, 2020); Feira em Movimento Clavo, obra Casulo (México, 2022), Trienal Latino-America de Nova York, em instalação coletiva, com a obra Cordão Umbilical, NYLLAT (EUA, 2022), com curadoria do Flotar Programa, na figura de Juci Reis e Ximena Garcia. Desde 2019, participa de exposições coletivas e individuais no território nacional, com destaque para a exposição “Memória-inversa de não esquecimento”, em 2023, segunda exposição individual da artista, sobre práticas têxteis, poesia expandida e livro de artista, em Salvador, BA. A artista é estimulada a criar a partir da própria relação poética textual. As temáticas abrangem questões inerentes ao processo criativo da artista, destacando as relações afetivas, matriarcais, ritualísticas, religiosas e de memória nas obras. São narrativas e vivências femininas, atravessadas a nível familiar por personagens que sustentam uma trama fenomenológica, sensorial e subjetiva e se amplia na construção de reflexões do próprio encontro, feminino e poético, e por vezes, até na construção de um acervo patrimonial da cidade e do espaço afetivo da casa. Nessa dinâmica, atualmente, vive e trabalha realizando projetos dentro e fora do Brasil.
Zulmira também movimenta uma ampla produção científica na área de moda, sustentabilidade e produção consciente, com artigos e participações em eventos importantes, como o Congresso Internacional SUSTEXMODA (USP) e o Fórum Fashion Revolution Brasil, em São Paulo. De 2019 a 2020, integrou a equipe do projeto Teciteca, biblioteca de tecidos da Escola de Belas Artes, com estudos em materialidades têxteis e rendas da Bahia. Em 2023, tornou-se embaixadora e docente representante do movimento Fashion Revolution Brasil, pela cidade do Crato, CE. Seu projeto de maior destaque é a catalogação de rendas de Bilros, das rendeiras de Santana do Cariri, CE, pesquisa em processo, iniciada em 2020, que tem o objetivo de catalogar, registrar e manter vivo o acervo de rendas da região.
SOBRE RESPIROS POÉTICOS | @respiros.poeticos | respirospoeticos.com.br
O projeto Respiros Poéticos é uma plataforma livre de criação multidisciplinar, editora independente e podcast. Através do selo editorial, Respiros Poéticos ou Respo, o projeto se manifesta como uma editora independente que busca compor acervos literários e artísticos contemporâneos, através de processos de curadoria e criação intermídia. As obras se manifestam a partir de estratégias de diálogos entre a produção escrita, poética e imagem, destacando as relações multi/-matéria do livro, especialmente, do livro que habita na interseção entre as mídias. O catálogo é diverso, com conteúdos de arte, literatura, design, e outras poéticas. O processo de curadoria da editora incentiva o encontro sensível entre o designer, escritores, artistas, facilitando a comunicação em processos de diagramação mais sensíveis e participativos, além de conteúdos para expandir conhecimentos, com a colaboração de artistas e pesquisadores convidados. Além da prática editorial, Respiros Poéticos deseja incentivar diálogos de impacto, impulsionar pesquisas, acessibilizar públicos e publicar novos autores. Por isso, é também um espaço de pesquisa, um laboratório de experimentação criativo, com projetos que se expandem, em sua maioria, para os meios digitais, propondo o livro como objeto de sensibilidade, memória e patrimônio. Assim, a escrita, pensada para além do espaço da página, através da interrelação de diferentes formas artísticas, possibilita uma dinâmica conceitual entre o elemento visual e as palavras, em diversos formatos.
Vídeos
-
Respiros Poéticos: percursos, poesia e materialidades
-
TV UFBA apresenta - Respiros Poéticos
-
Exposição Respiros Poéticos
Galeria












-28045c201bf15ea7c2ffe0bc1f435fbd.jpg)
-b824f268315f454afe9a9bfed3dc4011.jpg)






































-3d135d1a3cb805295113ff893412c998.jpg)




