Coletivo

Ponto de Cultura Chama Maré

Área de Atuação


Funções

Descrição curta

O Ponto de Cultura Chama Maré foi criado em 2014 e certificado pela SECULT / CE em 2020. Atua com a cultura quilombola no território quilombola pesqueiro do Cumbe, no município do Aracati, litoral leste do Ceará.

E-mail: pchamamarecumbe@gmail.com

Telefone Público: (85) 99726-0734

Descrição

O Ponto de Cultura Chama Maré do Quilombo do Cumbe/Aracati - CE, foi criado em 2014 e certificado pela SECULT/CE em 2020. O Ponto de Cultura tem um longo trabalho na defesa do território quilombola pesqueiro, sistemas ambientais, afirmação da identidade quilombola pesqueira, na realização de pesquisas como a cartografia social e cultura alimentar, no fortalecimento do turismo comunitário, museologia social, campanhas educativas, realização de eventos culturais, participação em feiras da economia solidária, além de muitas outras ações e atividades diversas.

Nosso público-alvo são a população quilombola do Cumbe – crianças, jovens, adultos e idosos, comunidades vizinhas, visitantes, pesquisadoras/es, estudantes, ambientalistas, militantes sociais, professoras/es, população LGBTQUIA+, pescadoras/es artesanais.

Defender os direitos sociais dos quilombolas pescadoras/es, trabalhando a valorização e afirmação da identidade quilombola pesqueira, a cidadania, a educação quilombola diferenciada e ambiental crítica popular, na perspectiva de garantir a reprodução física, social, econômica e cultural, portanto, na melhoria da qualidade de vida no que tange a garantir os direitos civis previsto na Constituição Federal aos remanescentes de quilombos do Cumbe.

As atividades culturais desenvolvidas pelo Ponto de Cultura da Associação Quilombola do Cumbe são diversas e envolve diferentes faixas etárias, sexualidades e identidade de gênero que acontecem durante o ano todo como o Bloco Karambolas do Cumbe no carnaval; Queima de Judas e Pau de Sebo na semana santa – sábado de aleluia; Semana do Meio Ambiente em junho; Arraiá do Manguezá em junho; Semana Mundial de Defesa dos Manguezais em julho; Festa do Mangue do Cumbe em outubro; Semana da Consciência Negra em novembro; Dia do Quilombo do Cumbe, data em que a comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em dezembro, como também participação em pesquisas diversas, eventos, encontros estaduais e nacionais, e incidências políticas nos diferentes órgãos dos governos.

O impacto social na comunidade e população atendida pelo Ponto de Cultura é enorme, uma vez que na comunidade as pessoas não têm acesso a ações culturais e espaços culturais. Desta forma, o Ponto de Cultura elabora toda uma programação cultural de acordo com o dia-a-dia da comunidade e público, buscando valorizar as manifestações culturais presente no território, relacionando com a defesa do território tradicional, afirmação da identidade quilombola pesqueira e o fortalecimento dos saberes, praticas culturais, sabores e modos de fazer. As atividades propostas pelo Ponto de Cultura buscam também aumentar a autoestima das pessoas envolvidas nas ações.

O Ponto de Cultura tem visibilizado as lutas políticas e de defesa do território de uso comunitário, trabalhado o fortalecimento da identidade quilombola pesqueira, contribuído para formação política dos comunitários, a realização de incidências nos órgãos dos governos, além de colocar a Comunidade Quilombola do Cumbe no cenário estadual, nacional e até internacional como comunidade de resistência. Buscamos também avançar com o nosso processo de regularização fundiária que tramita no INCRA CE.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem