Coletivo

Grupo Parafolclórico Fogueira Nordestina


Funções

Descrição curta

A QUADRILHA JUNINA FOGUEIRA NORDESTINA EXISTE HÁ 10 ANOS, TENDO A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RAIMUNDO LESSA LOCALIZADO NO ASSENTAMENTO DO RAMALHETE, LOCALIZADO EM GENERAL SAMPAIO/CE. É FORMADO POR CRIANÇAS, JOVENS E ADOLESCENTES FILHOS DE PESCADORES E TRABALHADORES RURAIS PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E DOS PROGRAMAS MUNICIPAL.

Endereço:

Estado: CE

Município:

CEP: 62738-000

Logradouro: Fazenda Ramalhete

Número: S/N

Complemento:

Bairro: ZONA RURAL

Descrição

A Quadrilha Junina Fogueira Nordestina existe há 10 anos, participando de apresentações nas zonas rurais, em escolas públicas e na sede do município, mantendo viva a tradição e fomentando a cultura popular local. O Grupo Junino é formado por adolescentes e jovens, estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio, filhos de pescadores e trabalhadores rurais que moram em logradouros do assentamento, beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, Estadual e dos Programas Municipal. Destacasse por manter viva a história e a tradição, homenageando pessoas fundamentais, espaços, acontecimentos e luta da militância para a construção, valorização e preservação do lugar. Manter viva a cultura, é preservar a memória, patrimônio imaterial que guarda e conta a trajetória da vivência no cotidiano. Tem como um dos objetivos, preservar o direito aos acessos a cultura, tirando as crianças da ociosidade e dando-lhes uma nova perspectiva, para que cresçam reconhecendo o valor histórico do lugar ao qual vivem. Mantendo aceso a tradição, cultivando novos fazedores de cultura, objetivando sempre o crescimento, prospectando a continuação e aprimoramento das tradições, de forma especial, a
junina.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Efigênia Arrais

Maria Efigênia Araújo: Uma Vida Dedicada à Cultura e Tradição de General Sampaio, Ceará.

General Sampaio, uma cidade rica em história e tradições no coração do Ceará, é também o lar de uma das maiores promotoras culturais da região: Maria Efigênia Arrais Monteiro Araújo. Com uma trajetória dedicada à preservação e valorização da cultura local, Maria Efigênia é uma verdadeira referência para o município, conhecida por seu trabalho incansável como coordenadora cultural e pela promoção de eventos que têm marcado gerações. Formada em pedagogia, com especialização em ciências e cultura, e com formação técnica em biblioteconomia, Maria Efigênia iniciou sua jornada cultural na década de 1980.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem