Coletivo

CURUMINS GUARDIOES DA MEMORIA

Área de Atuação


Funções

Descrição curta

Grupo Curumins Guardiões da Memória que desenvolve um trabalho voltado cultura infância da capoeira há 2anos, realizando atividades na Sede e em escola e praças. fortalecer a cultura na infância, adolescência e juventude, desenvolvendo corpo, alma e movimento, com a comunidade local Jandaia e região metropolitana.

Descrição

“ CJM²” foi idealizado em 2012 / 2013 a partir de vivências junto à comunidade quilombola Serra da Rajada e realizada as primeiras ações na comunidade, com aulas de Capoeira, pesquisa e registro audiovisual. Vivenciando memórias coletivas de relatos históricos, junto aos detentores e detentoras local dos saberes da comunidade, 50+, e às crianças, articulando o encontro e o fluxo dos saberes e histórias compartilhadas pelos mais velhos para/com as crianças, bem como percorremos trilhas e abrimos novos caminhos, olhares e possibilidades, buscando construir coletivamente uma nova realidade sociocultural desprendida das amarras coloniais, enfrentando troncos e barrancos conseguimos contribuir produzindo um acervo de memórias da comunidade disponibilizado para ser agregado junto aos documentos do dossiê da comunidade que foi construído para apresentarem a Fundação Cultural Palmares em solicitação ao reconhecimento e Certificação de Comunidade Quilombola.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

MURILLO CAPOEIRA

Capoeira, multiartista, articulador sociocultural independente, estudante de pedagogia, pesquisador, produtor, fotógrafo e audiovisual, artesão e colaborador da Rede de Apoio à Cultura de Caucaia. Em de 2013 idealizou a proposta pedagógica "metodológica orgânica" intitulada "Capoeira, o Jogo da Memória em Movimento'', o "método CJM²", desde então vem desenvolvendo a metodologia.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem